quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aliança "Histórica" em Ética no Evangelismo (?)

Três principais órgãos do cristianismo, representando cerca de 90 por cento de cristãos no mundo inteiro, divulgou um acordo "histórico" segunda-feira sobre como os cristãos devem se conduzir ao testemunhar em um contexto de diversidade religiosa.

Líderes da Aliança Evangélica Mundial,
Conselho Mundial de Igrejas e o
Conselho Pontifício do Vaticano

Produziram um documento intitulado "Testemunho cristão em um mundo multi-religioso:. Recomendações para a conduta".Bem, considerando que as três entidades, que dizem representar os evangélicos, os protestantes e os católicos, são conhecidamente a favor do ecumenismo, é possível vislumbrar o resultado deste documento.
A proposta foi, nestes últimos cinco anos, elaborar um documento que orientasse as igrejas cristãs no cumprimento do mandato bíblico do evangelismo e estabelecer uma conduta ética na prática em missões.

"Este é um documento histórico, um momento histórico e um tempo para os cristãos a despertar novamente para o nosso chamado à missão e unidade (grifo meu), tendo sempre em mente as formas em que Jesus chama-nos a fazê-lo", disse o Rev. Dr. Geoff Tunnicliffe , secretário-geral da Aliança Evangélica Mundial, durante coletiva de imprensa em Genebra.
O líder evangélico também disse que o documento era uma "grande conquista", porque mostra ao mundo que os cristãos em diferentes origens e tradições podem trabalhar juntos (grifo meu).
O documento tem trê partes principais:
  1. A primeira parte apresenta uma base bíblica para a missão cristã, afirmando que os cristãos devem seguir o "exemplo eo ensinamento de Jesus Cristo e da igreja primitiva" no seu testemunho e que "a conversão é, em última análise a obra do Espírito Santo." 
  2. A segunda parte apresenta 12 princípios cristãos são chamados a seguir no testemunho de Cristo de uma maneira coerente com o Evangelho. Estas incluem: agindo no amor de Deus, vivendo com compaixão, integridade e humildade, rejeitando qualquer forma de violência; e oferecendo respeito a todas as pessoas.
  3. A terceira parte conclui com seis recomendações a todos os cristãos, os órgãos da igreja, organizações missionárias e agências: 
  • Estudar o documento produzido por este encontro;
  • Construir respeito e confiança com as pessoas de todas as religiões;
  • Reforçar a identidade religiosa e fé e, ao mesmo tempo;
  • Aprofundando o conhecimento ea compreensão das diferentes religiões;
  • Apelo aos governos e representantes para, a justiça defensor e respeito pelo bem comum assegurar a liberdade religiosa para todas as pessoas;
  • Orar pelo bem-estar dos vizinhos, reconhecendo a oração é parte integrante da vida cristã e da missão cristã.

Os líderes presentes neste encontro disse que este documento é, em parte, uma resposta à acusação de que a Igreja e as missões procuram de forma "antiética" converter os não-cristãos. O texto procura resolver alguns desses mal-entendidos, eles disseram.
"A conversão não pode ser imposta a ninguém", sublinhou o líder
do Conselho Mundial de Igrejas . "Espero que esta seja uma mensagem clara  deste este documento."
Ainda acrescentaram que o espírito por trás desta agenta é "incentivar as pessoas em um mundo pluralista a viver juntos em um melhor clima de diálogo e respeito mútuo e amizade sincera."
Percebe-se, nitidamente, que essa é uma tentativa de amenizar o impacto brutal de um evangelismo contundente. Pergunto, é possível evangelizar (conforme o conceito bíblico) sem que isto provoque reação adversa? Analisemos o Novo Testamento, em especial os evangelhos e Atos dos Apóstolos. E veremos algumas coisas bem interessantes: 
  1. A amizade pode ser uma ótima ponte para evangelizar, mas evangelismo não é fazer amigos;
  2. Jesus disse que o Seu evangelho não agradaria o mundo, pelo contrário, provocaria reação adversa;
  3. Nem Jesus, nem Paulo ou qualquer outro apóstolo entendeu que para transmitir a Palavra de Deus era preciso dialogar com outras religiões.
Só posso dizer a você:
Pense além do senso comum...

Sole Deo Gloria


Fonte original da notícia: Christianpost


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentario. Volte outras vezes!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails